top of page

Os 6 princípios para um time feliz e criativo

  • Foto do escritor: Pri Santos
    Pri Santos
  • 27 de jun. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 6 de set. de 2020


ree

Uma equipe feliz é sinônimo de sucesso! E essa satisfação do trabalhador vai muito além de um salário alto, muitos de nós buscamos fazer algo relavante e que esteja de acordo com os nossos valores pessoais.

Segundo uma pesquisa realizada pela Right Management, um colaborador motivado tem uma produtividade até 50% maior, e essa notícia é muito boa para qualquer gestor. Você como gestor, já se perguntou que um possível problema de produtividade da sua equipe pode estar relacionado a satisfação da equipe no trabalho?

Abaixo então, vamos para alguns segredos para montrar um time feliz, criativo e por que não mais produtivo também?!


1 LIDERANÇA

Ser líder é muito diferente de ser chefe, e isso tem mais a ver com a atitude e a postura adotada do que com um cargo em si. O líder trabalha em conjunto, colabora, facilita, valoriza o trabalho realizado e dá feedbacks ao colaborador, além disso, a liderança tem a responsabilidade de desenvolver pessoas. Qualidades como: humildade e o constante aprendizado são atitudes encontradas nos bons lideres.

Quando o responsável pela equipe mantém essa postura, o turnover diminui e a produtividade aumenta, diminui também o tempo gasto com a integração e adaptação de novos profissionais, dente outras rotinas em relaçao a demissão e admissão de pessoal, quando o seu time trabalha feliz, a empresa não tem custos com esses trâmites.


2 COLEGAS DE TRABALHO

O bom relacionamento entre colegas de trabalho, é uma motivação para qualquer um acordar na segunda para trabalhar, já os problemas de relacionamento deixa o ambiente de pesado e desconfortável, o que consequentemente atrapalha a boa comunicação, a liberdade de sugerir soluções e uma questão mal resolvida pode contaminar outros pares que não tem a ver com a situação.

Você como líder deve contribuir para que a equipe cultive uma boa amizade no trabalho e se possível fora também, quando há coleguismo e consideração, as pessoas tendem a ser mais gentis, a colaborar mais umas com as outras e quem ganha com isso não é só a empresa e o projeto que está sendo executado, mas todos os profissionais que dividem o mesmo espaço de trabalho.


3 BOA COMUNICAÇÃO

A boa comunicação é algo encontrado em todos os times felizes. A comunicação clara e constante não cabe apenas para grandes mudanças e eventos, ela na verdade se torna muito arma poderosa quando é usada no dia a dia e para as pequenas coisas, como por exemplo: comunicar um atraso, uma pequena dificuldade inesperada em um projeto, comunicar que o cliente ou colega de trabalho fez uma determinada observação sobre um assunto, e até mesmo comunicar que naquele dia, você está com uma dor de cabeça ou com um problema pessoal, afinal, são pessoas lidando com outras pessoas.

As pequenas interações diárias são fundamentais para o bom andamento de qualquer trabalho, uniformizar as informações, ser transparente na condução das ideias e projetos tem sido inclusive um diferencial mercadológico para muitas empresas. Priorize a partilha de informações mesmo que sejam pequenas, mas se têm relevância, nunca será demais compartilhá-las com todos os envolvidos.


4 RECONHECIMENTO

Mais do que salários altos, o reconhecimento é o principal índice de motivação para a maioria dos profissionais. Várias pesquisas já concluíram que para muitos colaboradores, o fato de serem reconhecidos pelo trabalho realizado tem mais valor do que um alto salário. Essa afirmação chega a ser até surpreendente, não é?

O reconhecimento é uma das razões que faz um time trabalhar feliz, e tal prática pode ser feita em vários formatos, como: promoção, bônus, falada, escrita, feedbacks, resultados, etc. Quem não gosta de saber que o seu trabalho está sendo visto e reconhecido?

Quando a empresa tem uma política humana e bem estruturada para reconhecer a sua equipe, isso se torna um diferencial competitivo, porque os melhores profissionais vão preferir trabalhar numa empresa onde ele pode ser reconhecido e motivado no ambiente de trabalho, obviamente quando tal profissional puder optar, ele vai preferir estar numa empresa onde essa prática aconteça.


5 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Vamos partir do princípio que em todas as empresas e equipes ao redor do mundo possuem algum problema em alguma esfera e em alguma dimensão para lidar no âmbito interno. É totalmente normal que falhas existam, a questão é sobre a resolução dessas falhas.

Se é certo que problemas existem, por quê não focarmos na solução? Então aí vai algumas dicas para a sua equipe agir rapidamente quando estiverem que enfrentar algum problema.

- ouça a todos;

- comunique-se de forma clara;

- seja justo e imparcial;

- seja claro e objetivo;

- faça acordos entre os envolvidos;

- aprenda com erros;

- previna-se de novos problemas.

Encare os itens acima como práticas, como ciclos de melhoria, problemas vão existir e por isso, a sua equipe já deve saber como agir quando eles surgirem, e não se verem surpresos e sem saber o que fazer na hora que o problema chegar.

A resolução de conflitos, aumenta a confiança mútua entre a equipe e consequentemente a felicidade no trabalho.


6 FEEDBACK

A maioria das pessoas gostam de receber feedback, essa prática ajuda a nivelar expectativas, ajuda o gestor a respeitar as individualidades e torna o ambiente abertoa para pessoas falarem e ouvirem. O feedback deve ser uma prática e não um evento, ele pode ser feito de forma informal porque isso aumenta a comunicação entre a equipe, tornando a prática de dar e receber feedback algo muito natural, como deve ser.

Feedbacks a cada 6 meses, onde grandes empresas 'param' para a 'semana de avaliação' tem o seu lado bom, porém na maioria dos casos tais eventos deixam as pessoas ansiosas, com medo do que vão ouvir, medo de dar feedbacks, etc, quando essa ansiedade é gerada, o tiro sai pela culatra. O feedback tem o objetivo de acalmar e alinhar o trabalho ou modo de se trabalhar, e o sentimento em torno de um feedback até mesmo negativo, deve ser sempre positivo.


E então, o que achou dos nossos 6 princípios para que um time trabalhe feliz e criativo? Como é na sua equipe? Como as coisas funcionam?


Entre em contato conosco para conhecer a nossa cultura e o nosso jeito de trabalhar, pode ajudar a sua empresa a ter resultados no mundo digital de forma consistente e inteligente.





Comentários


bottom of page